Peru; alternativas na preservação dos Povos Amazônicos.

 Ilustração: Benny Ríos


  Servindi, 5 de maio 2020.


Uma equipe de intérpretes, comunicadores e educadores bilíngues lançam  uma microssérie animada sobre os impactos do vírus nas comunidades. 
O objetivo da microssérie animada é reforçar  a informação mínima
necessária sobre o Covid19 nos Povos indígenas. 
O material consta de 4 capítulos que respondem a realidade das comunidades Amazônicas.

Diante do avanço da pandemia na Amazônia, especialistas e organizações indígenas tem alertado ao mundo sobre um possível etnocídio dos Povos indígenas pela sua condição de extrema vulnerabilidade.
Inclusive os mesmos líderes amazônicos tem denunciado aos governos  de diversos países por sua inação ante a ameaça do Covid-19, manifestando que no meio da crise sanitária não contam com pessoal de saúde ou estabelecimentos médicos em suas comunidades.

Diante disto, os povos indígenas tem tomado suas próprias medidas de prevenção para evitar a propagação da Covid-19 em seus territórios, quase todas as comunidades tem optado por isolar-se. No entanto, é inevitável que saiam em busca de artigos de primeira necessidade. 
Para a realização da animação, a equipe multidisciplinar encarregada da produção identificou estas problemáticas que se  verão nos quatro capítulos da microssérie, produzida em quatro línguas indígenas:  asháninka, shipibo conibo, kukama kukamiria e nomatsigenga.




 
 http://www.servindi.org/actualidad-noticias/05/05/2020/edicion-difunden-microserie-animada-sobre-covid-19-y-pueblos





Comentários