MOVIMENTO AQUILOMBAR | Quilombo Quingoma resiste!
Durante toda essa semana, o povo do Quilombo Quingoma sofreu várias pressões. A Bahia Norte segue destruindo a mata e os rios com a construção da Via Metropolita que corta todo o território quilombola. A construção está danificando as casas dos quilombolas.
Por outro lado, as construtoras pressionam os quilombolas a venderem suas terras para que seja construído um bairro novo na área do quilombo. Hoje, um sitiante tinha marcado uma reunião, com a presença de um advogado, para tentar convencer 20 famílias a saírem de suas terras, para que seja feita uma estrada que vai ligar esse bairro novo à Via Metropolitana.
Reunimos moradores do quilombo e fomos à reunião. Mas com a nossa presença a reunião foi cancelada. Se outra reunião for convocada, estaremos lá. Não vamos deixar que roubem nossas terras, destruam e apaguem a nossa história.
O governador Rui Costa (PT) age como os senhores da casa grande. A construção dessa Via Metropolitana só destrói a mata, matou rios e nascentes. Agora com a construção da via, chegam as construtoras querendo comprar as terras dos quilombolas. A prefeita de Lauro Freitas, Moema Gramacho, também do PT, é conivente com isso.
Não contente com toda essa situação, ainda querem reduzir o território do quilombo para 20% de sua área atual. Eles agem como os senhores da casa grande. Nós vamos agir como nossos antepassados da senzala, vamos pra luta, ergue nossas barricadas e abrir caminhos para a resistência.
Pode ser o governo de quem for, a empreiteira que seja. Lutar e resistir é um verbo que o povo quilombola conhece muito bem. Nossa luta e nossa resistência é de séculos. Enquanto um de nós estiver em pé, há resistência!
Viva a luta do povo quilombola!
Quingoma resiste!
MOVIMENTO AQUILOMBAR
Lauro de Freitas (BA), 27 de janeiro de 2018.

Comentários