Saude e Educaçao




 
 Nos últimos dias devido a uma emergência de saúde inusitada de caráter próximo, teve a lamentável experiência de transitar por diferentes cenários
das áreas clínicas ambulatoriais da saúde tanto no setor privado como público.
Momentos sumamente difíceis de manter o equilíbrio emocional diante um quadro
saturado por demandas dos mais diversos requerimentos que vão desde a ordem da prevenção,doenças pré existentes,suspeitas de Covid,confirmações e emergenciais acidentais.
No setor privado de médio porte a qual tivemos acesso obrigatoriamente mediante a superlotação dos serviços públicos de forma notável,tem ficado exposto o que realmente significa a saúde integral de um ser humano para a ciência capitalista, representado nos balcões rígidos de uma política mercantilista,mercaderes entre a vida e a morte.
Em tempos de " Normalidade" este tipo de empresas de fins lucrativos e seletivos seriam tomadas como uma prestação de serviços, que de não ter os recursos necessários para contratar,se tem  se como "alternativa" as longas e sucateadas estruturas do SUS como alternativas únicas.
Bem, agora observemos sempre dentro da ordem do atual momento pandemia, o funcionamento dos quadros profissionais médicos em suas diferentes funciones no exercício de seus conhecimentos.
Estes profissionais a maioria não são exclusivos destas clínicas privadas e também cumprem funções para o setor público e público privado.
Muit@s del@s foram formados academicamente com subsídios públicos vindo por aquel@s, que hoje são expostos a urgente necessidade de seus serviços mais não são visto por muit@s destes profissionais com o respeito que merecem de forma moral e seguidamente em seus direitos inalienáveis.
D@s outr@s ne mencionar porque já sabemos historicamente quais foram seus objetivos na seleção desta profissão.
Podemos entender criticamente a escolha de "Sofia" em casos extremos, mas nunca a escolha desses profissionais baseadas no benefício econômico, visto notoriamente nos setores públicos privados, priorizando suas funções para as áreas lucrativas postergando, a fila de espera publica os casos de vitais atendimentos.
Porque neste recorte vivencial,ao qual teríamos uma longa escrita do visto pelos labirintos dos hospitais públicos, nesta breve passagem emergencial, tomamos este quadro em importância ?
O tomamos pela histórica e atual criminalização a Cuba que além do implacável bloqueio a seu pequeno território tem demonstrado e demonstra ao mundo
os resultados de um sistema de educação profundamente científico e humanitário, a um polo de distância  do sistema liberal capitalista onde as sociedades humanas submetidas às misérias e as atrocidades do capitalismo, são cotadas no mercado das ofertas e demandas como simples artigos de utilidades descartáveis.
Tomara este exemplo histórico de Cuba que teve a capacidade de sobrepor
 a arrastão provocado pela caída do campo socialista ,hoje no capitalismo Liberal,
 nos demonstrando que" Outro Mundo é possível" possa transitar rumo ao" Ecomunitarismo"consiguindo se manter de pé, diante as nefastas previsões do furacão imperialista, que ameaça com novas devastações sobre seu território y ao mundo das Utopias Libertarias.








Comentários