Etica e Cooperativismo.

Andaluzia sem Patrão: as cooperativas de Marinaleda e La Zarza

Fazenda O Smokey. Cooperativa Marinaleda. Foto: Maria Dolores Martin Prieto.
.
Andaluzia

Os projetos que nascem da terra: as cooperativas de Marinaleda e La Zarza

.
13 de janeiro de 2023
.
Imagine uma cooperativa que usa a poupança de seus cooperados para financiar projetos de economia social e solidária. E também fazê-lo de forma oposta às práticas da banca capitalista convencional, com o objetivo de contribuir para a transformação da economia e da sociedade. Pois existe! Estamos falando da COOP57.
.
A COOP57, ao longo de seus vinte e oito anos de história, apoiou financeiramente projetos que trabalham pela autonomia das pessoas, transição energética, jornalismo independente, cultura aberta e literatura crítica, feministas, indústria cooperativa, habitação cooperativa de comodato, restauração cooperativa e animação e espaços sociais combativos. Todos eles enraizados no território e operando sob o princípio da proximidade e confiança.
.
Neste quadro, a secção territorial da COOP57-Andalucía completa quinze anos em 2023. Passaremos por alguns dos projetos parceiros e financiados pela COOP57-Andalucía durante todo este tempo. São projetos de economia social e solidária, exemplos de construção de alternativas econômicas em diversos setores.
.
Hoje começaremos com duas cooperativas andaluzas que trabalham na agricultura e pela soberania alimentar: Marinaleda e La Zarza. E fazemos isso com suas próprias palavras, nas quais explicam sua experiência com a COOP57.
.
Cooperativa Marinaleda
.
Marinaleda é uma cooperativa que nasceu da luta de diaristas de um município que lhe deu nome, o município de Marinaleda. Depois de anos de luta incansável para obter terras que antes eram inutilizáveis, no mesmo dia os peões travaram outra luta, trabalhando aquelas terras com as mãos para que dessem frutos, após anos de dedicação.
.
Mas como todas as lutas, por trás de uma batalha vem outra. Encontrar-se num mercado muito competitivo e sempre com o objetivo principal da cooperativa, a criação de emprego, com base na solidariedade e camaradagem, foi a próxima batalha.
.
Nelas encontramos um aliado, hoje fundamental, para dar continuidade ao trabalho de uma cooperativa que se tornou o principal sustento do município.
.
Nosso primeiro contato com a COOP57 partiu da ajuda que a cooperativa de Marinaleda precisava para manter empregos e continuar crescendo na criação deles.
.
A COOP57 faz parte da plataforma que significa o projeto Marinaleda, oxigenar os pulmões para continuar a crescer no mercado em que nos encontramos atualmente. Marinaleda S.Coop.E. é uma árvore e a COOP57, com trabalho, ajuda e solidariedade, passou a fazer parte do galho dessa árvore.
.
Cooperativa La Zarza
.
Em 2008, vendo chegar a crise dos tijolos, no SOC-SAT Morón discutimos a necessidade de gerar instrumentos econômicos alternativos que servissem para a autogestão dos militantes. Se a situação laboral em Morón de la Frontera (Sevilha) é terrível para alguém, a situação torna-se mais aguda para as pessoas comprometidas com o sindicalismo combativo.
.
.
Então começamos criando El Terruño, um projeto de jardim ecológico. Paralelamente, também desde o SAT Morón ajudamos dentro das nossas possibilidades à criação da COOP57-Andalucía. No ano seguinte, em 2009, conseguimos concretizar o primeiro crédito gerido inteiramente a partir da Andaluzia, sem o qual o nosso projeto não teria sido possível.
.
O jardim derivou para outro projeto; um lagar de azeite, que com o nome de Huertoliva começou a operar em outubro de 2011. Ao longo dos anos o lagar de azeite foi consolidado com o apoio financeiro da COOP57. Em 2018 estabelecemos a cooperativa La Zarza. Durante estes anos, investiu-se num lagar que está a servir para produzir um produto de qualidade com marca própria e, ao mesmo tempo, está a ser um instrumento para evitar o controlo que as grandes indústrias e distribuidores exercem sobre as azeitonas na Andaluzia em geral, e em Morón e sua região em particular. A compra da azeitona é realizada por poucos compradores que exercem poder quase total sobre o preço do produto.
.
Atualmente, La Zarza tornou-se uma ferramenta para permitir que pequenos proprietários de olivais, caso não recebam um preço justo por suas azeitonas, convertam sua colheita em azeite pagando pelo serviço de moagem. Dessa forma, eles não são obrigados a vender sua colheita para compradores atuais que exercem um oligopólio no mercado.
.
Além disso, com o petróleo que produzimos, há sete anos criamos campanhas solidárias, apoiando fundos de resistência que estão gerando novas formas de financiamento para organizações sociais que sofrem com a repressão.
.
Em 2023 o lagar de azeite completa 12 anos e juntamente com a COOP57 continuaremos a trabalhar para a economia social com vocação transformadora. A reapropriação da riqueza pelos trabalhadores é o único caminho.
.
Resumindo: com as mãos e os pés no chão. Com a sua poupança é possível
.
As cooperativas Marinaleda e La Zarza demonstram a força da solidariedade, cooperação e camaradagem. A COOP57 apoiou-nos financeiramente em tempos difíceis, a partir da convicção da utilização empenhada da poupança e do financiamento para a construção de outras realidades, de um outro mundo melhor. E tudo isso a partir de uma parceria muito distante da relação financeira capitalista convencional.
.
O apoio económico-financeiro que a COOP57 continua a dar-nos, e que presta a múltiplos projectos de economia social e solidária de carácter transformador, tem como fonte o empenho de muitas pessoas nesta cooperativa financeira. Desta forma, estas pessoas colocam as suas poupanças (muitas ou poucas) ao serviço de entidades da economia social que, como Marinaleda e La Zarza, perseguem e trabalham por outra economia, pela agricultura pela soberania alimentar, pelo tratamento justo dos povos agrícolas. Economizar na COOP57 permite que projetos como Marinaleda e La Zarza tenham recursos financeiros em condições muito distantes da banca capitalista convencional.
.
Tudo isso graças à confiança dos membros. Agora é hora de somar mais para continuar fortalecendo a economia social e solidária. Por isso incentivamos quem acredita na necessidade de outra economia a poupar na COOP57. Sem o apoio financeiro da COOP57, muitos projetos não seriam o que são. Porque a economia social e solidária é feita por todos nós. Porque é fácil, é transformador e é necessário. Adicione suas economias com Coop57.
.
.
Autoria:
.
Dolores Valderrama e Juan Prieto Pradas. Cooperativa Marinaleda.
.
Paco Olmo e Carlos Reñones. Cooperativa La Zarza.
.
.
.
Links Relacionados:
.
.
.
.
.
.
.
.

Comentários